4.7.12

Cracóvia: o que não deixar de fora no seu roteiro

Charmosa e inesquecível, Cracóvia, a capital cultural polonesa, tem sido uma ótima opção para aqueles que querem fugir dos tradicionais roteiros europeus. A mistura na dose certa de história, modernidade, comida boa, gente bonita circulando pelas ruas e tudo a preço de barganha; faz a cidade ser sensação no leste do Continente.

Por isso, aí vai a minha seleção do que você não pode deixar de fora no seu roteiro.

1) Tirar quantas fotos forem necessárias na maior praça medieval da Europa: Rynek Glówny, protegida pela UNESCO e com uma arquitetura fantástica.
Clube dos Mapas
As torres desiguais da Catedral da Virgem Maria na praça construída no século 13

2) Perde-se entre as barracas com artesanatos locais e jóias de âmbar no Palácio de Pano Sukiennice bem ali: no meio da quadrada Rynek Glówny.
Clube dos Mapas
Sukiennice domina as atenções na praça
3) Admirar o imponente altar da Basílica da Virgem Maria, construído no século 15 por Veit Stoss, e dali de dentro escutar o lendário toque de clarinete, a cada hora cheia, vindo das torres desiguais, uma herança dos tempos medievais.
Clube dos Mapas

4) Se lambuzar com o Paczek, uma espécie de sonho de padaria recheada com marmelada, vendida nas esquinas e para comer ali mesmo, na rua.

Clube dos Mapas
Centro Velho povoado por pombas que não dispensam um Paczek

5) Como a Polônia é um país extremamente católico, não estranhe a quantidade de freiras andando pelas ruas.  E aproveite para entrar na cultura local e faça a rota das igrejas. A sua caminhada pode começar na Catedral da Virgem Maria, passar pelos vitrais de Stanislaw Wyspiánski na Franciscana, seguir pela magnífica fachada da São Paulo e São Pedro e terminar na Catedral do Wawel.

Clube dos Mapas
Fachada da Igreja São Paulo e São Pedro
6) Sentar em um dos muitos cafés com serviço de mesas na calçada ao redor da Rynek e admirar a beleza do povo polonês é obrigação. Eita povo lindo!

Clube dos Mapas

7) Depois de visitar o Museu Czortoryski, que abriga “A Dama com Armarinho” de Leonardo da Vinci (temporariamente no Castelo Wawel, até a restauração do museu terminar), não esquecer de dobrar a esquina e dar um pulo na Space Gallery para conferir o trabalho contemporâneo dos artistas locais.

Clube dos Mapas
Foto reprodução Museu Czortorysk "Dama e o Arminho" Leornado da Vinci-  1490
8) Aproveitar umas das muitas homenagens ao músico Chopin, nascido no país, como um dos seus cinco manuscritos exposto na Biblioteca da Universidade Jagiellonian.

9)Se embriagar pela arte pós- moderna na Bunkier Sztuki.
Clube dos Mapas
Um dos meus lugares favoritos em Cracóvia
10) Tomar um café no estiloso Jama Michalika  a casa do Movimento Mloda Polska, o Modernismo polonês e curtir o décor art nouveau e o folclore local.
Clube dos Mapas
Florian´s Gate, uma fortaleza do século 14 que desemboca na Ul Florianka,  a movimentada rua do Michalika
11) Aproveitar os preços baixos e encher as sacolas entre as 270 lojas da Galeria Krakowska, o melhor shopping da cidade.

Clube dos Mapas
O centro comercial de Cracóvia
12) Andar até cansar pelo Monte Wawel, conhecido localmente como alma da nação. Ali esta o Castelo Real e a Catedral gótica. Ambos dominam as atenções, assim como o 360 trabalhos de tapeçarias encomendados pelos reis da época para decoração de interiores. Lá do alto dos jardins o rio Vístula se apresenta lindo e cheio de charme. Ah! O Dragão Den  com fogo cuspido pela boca é um barato e vale  ficar parado em frente dele esperando pelo show enquanto alguém tenta registrar o momento.
Clube dos Mapas
Interior do castelo com tour guiados
13) Circular pelo Kazimierz (o reduto judaico que no século 15 abrigou mais de 70 mil judeus antes de serem transferidos para os guetos, ali pertinho, até que fossem exterminados) e visitar as sinagogas, os brechós, o mercado de pulga e as “vendas” judaicas que misturam produtos deles com poloneses criando um colorido super bacana nas prateleiras provando que ali a paz parece reinar.

Clube dos Mapas
Interior da Tempel Sinagoga  no Kazimierz  
14) Ainda no Kazimierz, que serviu de locação para o filme a "Lista de Schindler", fazer um happy hour longo e demorado. O bairro hoje, renovado, é o centro cool de Crácovia. Ao redor da Praça Nowy estão os bares mais legais como o Alchemia e o Singer (Izaaka, 1 Cracóvia).

Clube dos Mapas
A fria noite esvaziou a calçada do Singer e esquentou o papo lá dentro
15) Falando em Alchemia, prepare-se para entrar no túnel do tempo. O bar iluminado apenas com luz de velas é parada obrigatória. Uma vez ali aproveite o que o cardápio do dia oferecer: música, teatro, cinema além da decoração retrô queridinha dos artistas modernetes da cidade. Diz a uma lenda de rua que era no Alchemia que os intelectuais se encontravam as escondidas na época do domínio do Hitler. E o não ter luz era o artifício usado para não chamar a atenção dos inimigos.
Clube dos Mapas
16) Entrar na festa dos bares porões que lotam o Centro Velho da cidade e se jogar na vodka misturada com suco de blueberry ou cranbery ou então na Zywitec, a cerveja local.
Clube dos Mapas
Pode ter certeza que atrás de uma portinha ou em baixo do nada esta o tudo!
17) Curtir o bom som dos anos 80 na Lubu Dubu um casarão com uma entrada super mal encarada com escadas idem, mas cheio de estilo. O vizinho de porta Kitsch também manda ver nas caixas de som e abriga um público “de tudo um pouco e não estou nem aí” fazendo a festa.
Foto reprodução site Lubu Dubu

18) Provar o Pierogies uma espécie de ravióli com os mais variados recheios entre doces e salgados. Apesar de ter uma textura meio molenga pode ser que você goste!

19) Entrar nos supermercados locais e vasculhar as prateleiras e encher as sacolas com que você bem entender e quiser. Atenção para os biscoitos de waffle recheado com frutas locais ou hazelnut, para os queijos e embutidos que combinam muito com os  vinhos dali ou com Fanta sabor Pomegranate ( a nossa romã).
Não deixe ainda de provar as tortas deliciosas, e, as vezes estranhas, como as que misturam pão de ló com gelatina, frutas tropicais e secas vendidas nos supermercados, padarias e cafés.

20) Se for casado circular pelas ruelas medievais do Centro Velho de charrete e entrar no clima da época. Agora se estiver solteiro cair na gandaia mesmo e beijar muito na boca porque eles sabem, como nós, fazer festa boa.

Mapeando
Quem levou - Dublin – Cracóvia – Dublin por Ryanair a €60 (retorno incluindo taxas).

Moeda - A moeda local é o Zloty e um euro equivale a 4 Zloty.

Língua - A língua oficial é o polonês. No entanto, em Cracóvia, o inglês é bem entendido e falado. E se mesmo assim você quiser arriscar algumas palavrinhas no idioma local aí vai. As dicas são da minha queridissíma amiga polonesa Kasia Biela:
Bom dia! -  Dzien Dobry (pronuncia-se Din dobren)
Boa Noite! – Dobranoc (pronuncia-se Dôbranotis)
Obrigado! – Dziekuje (pronuncia-se Dincuia)
Vocabulário da paquera:
Qual seu nome? – Jak Sie Nazywasz (pronuncia-se Iak chpeNaziváchi)
Eu sou brasileiro – Jestem z brazyli – (pronuncia-se Iestem Z brazili)
Eu gostei de você – Lubie Cie (pronuncia-se Lubié tché)

Quando ir - O inverno no país é bem rigoroso com temperaturas chegando a – 30°C com neve. O verão é quente e atinge os 35°C fácil.

É bom saber - que o Castelo Real Wawel esta abrigando a obra "Dama com Arminho" durante a restauração do Museu Czortoryski. E que durante o inverno os horários de todas as atrações modificam e alguns lugares fecham as portas. Melhor checar os sites para garantir.

Circulando - a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé. Pra voltar das baladas que acabam bem tarde use os taxis que são super em conta.

Aeroporto - Centro: Ônibus 292. A parada dele fica a direita da saída do portão de desembarque (entre T1 e T2).  A parada final é no prédio da  Galeria Krakowska. O trajeto é feito entre 30 e 45 minutos dependendo do horário e do transito. O bilhete pode ser comprado com o motorista, no quiosque do aeroporto ou nas máquinas de autosserviço na parada de ônibus. Lembre-se de ter moedas se quiser pagar no ônibus ou usar as máquinas. O bilhete de uma viagem custa 3,40 zloty. Outra opção é o trem que sai da estação que fica à 200m metros do aeroporto, mas tem serviço de shuttle, até a estação central de trem da cidade.

Centro – Aeroporto: Além dos tradicionais já citados há também o serviço alternativo de van que cobram em torno de 5 zloty para no mínimo dois passageiros. Elas ficam estacionadas em frente à Galeria Krakowska.

Qual era o plano original? Ter Cracóvia como base para as três noites. Balada no sábado á noite, turistar pela cidade no domingo. Balada não tão forte no domingo à noite. Dividir a segunda entre Wieliczka (para ver as minas de sal) e Awschwitz e Birkenau (para ver os campos de concetração) e balada forte  na última noite. Terça, passar o dia em Zacapone e embarcar de noitinha.

Plano cumprido? Tudo exceto a visita  a Awschwitz e Birkenau que achei muito pesado (contarei os day tour nos próximos post aqui)

Clube experiência
Cheguei em Cracóvia num sábado por volta da dez da noite. Planejadamente hotel, banho e balada. O entrar no bar foi um momento: olha aquele preto ali...hummmm! achei que fosse o efeito do álcool falando. No entanto, andando no outro dia na Galeria Krakowska todos, sem querer me achar o bonitão, me olhavam nos corredores. As crianças faziam um jogo de 360° com os olhos de gargalhar. E foi o que fiz ri muito dessa situação que, ao invés, de me incomodar eu tirei vantagem e me senti objeto de desejo.

6 comentários:

André Luís Cia disse...

Querido, nao conhecia seu blog!!! Ameiiii o projeto!! Depois entro com calma para comentar os tópicos.
Se puder, visite também o meu: andreluiscia.blogspot.com

Anônimo disse...

Proxima parada adivinha?rsrs... sou fa do teu talento...bem elaborado aos minimos detalhes, faz com que o leitor sinta-se no pais antes mesmo de chegar...parabens... Thiago Carvalho....xx

Paulo Rogério de Souza disse...

Obrigado, André. Já vou passar lá no seu agora. Abraço!

Thiago, fiquei muito feliz com seu depoimento. Obrigado mesmo pelo carinho e por embarca comigo nessa. Abração!

Anônimo disse...

Amoreeeee...sensacional!!! Está mto bem escrito! Parabéns!!! Fico com vontade de ir a todos esses lugares! bjsss da Vá!

Felipe Tocati disse...

Amigo,

Primeiramente, parabéns pelo post, está excelente!

Estou indo ao leste europeu agora em abril e pretendo colocar Cracóvia no trajeto. Você sabe me dizer se existem baladas na páscoa e no feriado da segunda-feira de páscoa?

Me preocupo pois é uma cidade extremamente católica.

Obrigado e sucesso

Paulo Rogério de Souza disse...

Tudo bem, Felipe!
Obrigado pelo comentário.
Então, estive em Cracóvia em meados de outubro. Minha experiência com feriados de Páscoa foram sempre na Irlanda ou Reino Unido .
Levando em conta o quão católicos são os poloneses, o clima durante o feriado vai baixar sim, mas a cidade tem muitos bares e como é uma cidade universitária com certeza terá alguma coisa acontecendo. Se quiser balada forte não sei se é a melhor opção. Se curtir um Jazz e uma vodka bem puxada ai sim.
Na segunda dificilmente terá balada já que rola uma tradição local entre os mais jovens que é Śmigus-Dyngus, que é uma brincadeira de jogar água um no outro.
Fica ligado nesses lugares que te indico aqui embaixo e se quiser saber se vai rolar alguma programação legal manda uma mensagem pra eles no Facebook. Perguntei a uma amigona polonesa como funciona o esquema lá e assim que ela me responder te aviso.
Cień Klub
Frantic Club
Harris Piano Jazz Bar
Piec Art Jazz Club
Bar e Klub Alchemia
Se quiser outras dicas sobre o leste manda aí. Já fui a Hungria, Eslováquia, Estônia e Croácia.
Aproveita!
Um abração!